Felina

Alta 1,70 cabelos castanhos aloirados, olhos castanhos, 38 anos, 62 Kgs, uma felina - Mas Meiga!

27 February 2006

FORMAÇÃO PARA AUTARCAS

Como é que o leitor se sentiria se a terra em que vive fosse governada por pessoas sem conhecimento ou experiência para o fazer? Provavelmente pouco tranquilo. Mas é exactamente isso que tem vindo a acontecer nos nossos concelhos, em que uma boa parte, para não dizer a maioria, dos respectivos autarcas não tem formação para decidir sobre aspectos tão importantes como o ordenamento, ambiente, património histórico-cultural, urbanismo, rede viária, educação, saúde pública, etc. etc. Dir-me-ão que para estes assuntos especializados existem os técnicos camarários. Ora acontece que grande número de câmaras por motivos financeiros ou outros, não possui esses técnicos. Por outro lado, compete aos vereadores traçar políticas, definir estratégias e tomar opções pelo que se não detiverem um conhecimento razoável dos seus pelouros arriscam-se a errar ou a ficar nas mãos dos técnicos camarários, sendo bem conhecido que frequentemente estes têm ligações a interesses privados.

As consequências deste estado de coisas estão bem à vista pelo nosso país: aberrações urbanísticas, atentados à paisagem, valores patrimoniais destruídos ou descaracterizados, situações ambientais deploráveis, trânsito caótico, etc. etc. Quando hoje se pretende o desenvolvimento do País com base na qualificação dos seus trabalhadores, parece-me indispensável proporcionar formação específica aos candidatos a autarcas e para os que já o são.

Não quero com isto dizer, longe disso, que não tenha havido autarcas competentes e que a obra feita por diversos municípios não seja louvável. No entanto, após 30 anos de Poder Local, não parece admissível correr o risco de continuar a entregar a gestão do nosso território a pessoas que não têm qualquer preparação para o fazer até porque, muitos dos maus resultados que estão à vista poderiam, talvez, ter sido evitados. Não tenho dúvidas que todos ficaríamos a ganhar.

6 Comments:

  • At 2:03 PM, Anonymous Anonymous said…

    É o que se passa na minha terra, uma cambada de analfabetos,com sede de poder! Uns incultos, não sabem nada...Comunas fanáticos!

     
  • At 2:14 PM, Anonymous Anonymous said…

    Qual é a formação que esses autarcas com a 4ª classe têm para ocuparem lugares de vereação e pelouros como o urbanismo? Por exemplo... Isto é o espelho do nosso país

     
  • At 1:02 PM, Blogger lique said…

    Concordo com a ideia da formação. Provavelmente isso daria a pessoas empenhadas na política mas sem conhecimentos técnicos específicos, a possibilidade de desempenharem melhor as suas funções.
    Um abraço e obrigada pela visita e comentário no meu blog.

     
  • At 1:19 PM, Anonymous canzoada said…

    Escreveu um bom artigo, com o qual concordo. Acrescento:

    É o caso do município de Santiago do Cacém!
    Desde o 25 de Abril que tem andado a ser gerido por curiosos!
    A CDU é assim, o povo inculto e impreparado é que manda, é o poder popular no seu melhor. A câmara até já foi gerida por um motorista da Rodoviária!
    Quando eles de lá sairem, acontecerá um dia, é que se verá o que foi a gestão comunista!
    O "destapa de um lado, tapa de outro" não perdurará eternamente!

     
  • At 12:17 AM, Blogger Rui Silva said…

    É por essas e outras que aqui o Rui não concorda com uma coisa designada por eleições. Ganha o mais popular e não o mais competente. Mas o povo gosta é do 25 de Abril e da Liberdade. Temos pena.

     
  • At 11:50 PM, Anonymous canzoada said…

    Qual era então a solução do Rui?
    Por herança?

     

Post a Comment

<< Home