Felina

Alta 1,70 cabelos castanhos aloirados, olhos castanhos, 38 anos, 62 Kgs, uma felina - Mas Meiga!

09 March 2006

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


A violência doméstica não é infelizmente, um problema dos nossos dias, assim como não é um problema especialmente nacional. Muito pelo contrário, a sua prática atravessa os tempos, e o fenómeno tem características muito semelhantes em países cultural e geograficamente distintos, mais e menos desenvolvidos.

A violência doméstica é o tipo de violência que ocorre entre membros de uma mesma família ou que partilham o mesmo espaço de habitação.

Estas circunstâncias fazem com que este seja um problema especialmente complexo, com facetas que entram na intimidade das famílias e das pessoas (agravado por não ter, regra geral, testemunhas, e ser exercido em espaços privados).
Abordá-lo é complicado, combatê-lo é muito difícil.
Segundo o Conselho da Europa, a violência contra as mulheres no espaço doméstico é a maior causa de morte e invalidez entre mulheres dos 16 aos 44 anos, ultrapassando o cancro, acidentes de viação e até a guerra.
Em Portugal morrem mais de 5 mulheres mensalmente, por razões relacionadas com actos de violência doméstica. Esta realidade ofende a nossa dignidade humana enquanto pessoa, e na nossa condição de cidadãos Portugueses.

No entanto, somos crescentemente confrontados com o aumento de situações de violência perpetrada, também, contra as crianças, as pessoas idosas e as mais frágeis, como é o caso dos cidadãos portadores de deficiência. Esta violência pode assumir diversas formas, que vão dos maus-tratos e espancamento até ao abuso sexual, violação, incesto, ameaças, intimidação e prisão domiciliária.

Continua no próximo post….

4 Comments:

  • At 5:30 PM, Blogger Micha Descontrolada said…

    é um verdadeira absurdo essa violencia q ainda existe...tem q acabar com isso.

    beijossssssssssssssss

     
  • At 9:07 PM, Anonymous canzoada said…

    Sinónimo de país atrasado!

     
  • At 12:18 AM, Blogger Cris Caetano said…

    Oi Mimi

    Infelizmente existe em qq classe social. Homens cultos, bem nascidos, de famílias importantes e conhecidas são capazes cometer todos esses tipos de violência contra uma mulher da mesma maneira que um homem humilde e ignorante.

    Se existisse por parte deles, menos preconceito com relacção a psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, haveria menos vítimas.

    O assunto é vasto e é bom se falar muito a respeito.
    beijos.

     
  • At 1:52 PM, Anonymous mimi said…

    Em resposta ao canzoada, não concordo que a violência doméstica se desenvolva só nos paises atrasados, até porque na alta socierdade.... existe muita violência escondida.

     

Post a Comment

<< Home